Povos indígenas: conhecer para valorizar

"Índio tem que viver na floresta; se veste roupas, usa relógio, celular, computadores e vive na cidade deixa de ser índio perdendo, assim, o direito a terra que tradicionalmente ocupou além do direito a ser chamado índígena"!
foto por pt.wikipedia.org 

Esse é mais um preconceito que deve ser quebrado pela sociedade - você que se crê isento desse sentimento mas aceita essa frase como verdade absoluta é sim mais um preconceituoso e nem se dá conta disso! 

Em um dos meus artigos tratei do assunto preconceito e o nomeei da seguinte forma: Preconceito, é possível não ter?   

Alguns, ao responder o questionamento disseram que não eram - mas será que esses que disseram NÃO TER imaginaram todas as possibilidades?   

Acredito que não pois, se assim fosse, as comunidades indígenas e especialmente seus integrantes, que decidiram por uma vida na cidade (mesmo que temporária), não sofreriam tanto preconceito da sociedade "branca".

A frase do primeiro parágrafo deve ser tratada da seguinte forma: imagine que você resolva aprender alemão para ir viver na Alemanha - nesse caso você deixaria de ser brasileiro porque aprendeu alemão e deixou o Brasil?  Você é um tipo de pessoa que ainda usa roupas da época de D. Pedro II e se utiliza de mão de obra escrava para fazer o trabalho doméstico?  Imagine um Português quando chegou aqui com aquelas vestimentas - você seria capaz de seguí-las usando até hoje?  Coisa mais simples poderiam ser apresentadas como o uso de uma máquina de escrever no lugar de um computador.  Se você evoluiu até na cultura por que os povos indígenas deveriam seguir ultrapassados?   São seres humanos e, seres humanos evoluem!

Devemos aceitar que os povos indígenas decidam o que querem para suas vidas e comunidades.  Ao decidirem viver isolados que assim seja, mas se decidirem por estudar para retornar como professores, agentes de saúde, antropólogos ou seguir aqui lutando pelo direito dos seus como Advogados, por exemplo, assim será e não há mal nenhum nisso!

Qualquer um que pesquisar um pouco na internet encontrará exemplos de indígenas estudantes em Universidades, Blogueiros, Radialistas e Jornalistas com emissoras funcionando (Rádio Yandê), Advogado e Professor (ex: Dr. Luiz Henrique Elóy, Terena), etc.

No entanto se a pessoa quiser saber mais acerca desses povos de forma oficial entre nos sites da FUNAI ou no MUSEU DO ÍNDIO e terá o privilégio de ver, conhecer e ouvir essas comunidades que, ainda hoje, não são compreendidas pelo homem "branco" como sendo seres humanos como outro qualquer que evolui, que muda, que cresce - NINGUÉM FICA PARADO NO TEMPO, pense nisso!



Para finalizar é importante entender que índio é um conceito equivocado desses povos - cada sociedade tem uma característica própria e deve ser entendida como distinta.  Hoje, conforme o IBGE 2010, são 305 etnías "sobrantes", 274 línguas faladas e quase 900 mil pessoas consideradas indígenas vivendo em território nacional - portanto, esqueçamos desse preconceito de que "índígena" é tudo igual; nenhum povo é igual a outro, isso vale, inclusive, para povos não indígenas - o único em comum que temos é sermos seres humanos, e mais nada! 

Por Elane F. de Souza (Advogada e autora deste blog..., ao copiar ou redistribuir cite a fonte)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *