“O julgamento de Nuremberg”: filme espetacular para quem gosta de Direitos Humanos e Internacional




O julgamento de Nuremberg filme espetacular para quem gosta de Direitos Humanos e Internacional
Por juizakaren.com
Retrata a forma como se deu a criação do Tribunal  (TPI) e também o primeiro e mais famoso julgamento da história daquela Corte - o julgamento inaugural! 

Vinte e Quatro líderes nazistas no banco dos réus são julgados pelo recém criado Tribunal, no entanto a história diverge aqui e ali dizendo que foram 21, o filme conta como sendo vinte e um julgados.
São 169 minutos de muita emoção. Estudantes de Direito, Penalistas que “curtem” um bom juri e os apaixonados pelo Direito Internacional e Humanos não se arrependerão de passar quase 3 horas diante da TV vendo essa obra prima do cinema.
Dizem que há um outro mais antigo, mas esse com Alec Baldwin no papel principal (Promotor da Suprema Corte) está em cores, e é do ano 2000, tem excelente direção e o cenário é bem realista, vale a pena. Outros grandes artistas estão no elenco como, Brian Cox, Christopher Plummer, Jill Hennessy, Christopher Heyerdahl, Roger Dunn, e muitos mais com não, menos importância.
O Julgamento foi contestado por algumas defesas legalistas dizendo que o Tribunal não era apto a julgá-los pois foi criado“pós factun”. Inútil alegação já que o Tribunal foi considerado legal, julgou e condenou praticamente todos que ali estavam sentados. Somente três foram considerados inocentes. Como a população que foi perseguida durante a guerra reagiu com a liberdades deles é que não se sabe, todavia desconfia-se que a vida de muitos deles (dos 3 libertos e de muitos outros que, cumprindo órdens superiores matou e torturou muita gente), não deve ter sido fácil pós- guerra, aja vista que alguns desses sanguinários vieram parar aqui no Brasil após cumprirem a pena que lhes foi imposta.

A História da Criação do Tribunal de Nuremberg

Para quem deseja ver o filme, não se preocupem, não contarei a história da forma como está na película, muito menos o final, apesar de que, se você já sabe como tudo se passou, o filme será apenas um “floreio” – mas acreditem, vale a pena ver. Além de ter imagens durante o julgamento, que emociona até um “serial killer”, menos Adolf Hitler, esse nunca se emocionou com nada, a não ser quando sua jovem sobrinha, que ele, “supostamente bulinava”, suicidou!
Julgamento de Nuremberg julgou os crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
A Segunda Guerra Mundial não é apenas uma dos eventos mais marcantes do século XX, mas o mais trágico da história da humanidade. Nunca uma guerra envolveu tantas pessoas no mundo e com tamanha capacidade militar. O conflito internacional foi travado na terra, nos mares e no ar, envolvendo o que havia de mais aprimorado da tecnologia militar e temperado com condutas criminosas que causaram a morte de milhões de inocentes. 

Nesse contexto, merece triste destaque o genocídio promovido pelos alemães nazistas contra os judeus. Desde que Adolf Hitler assumiu o comando da Alemanha, em 1933, investiu em um regime totalitário que mudaria a conduta de seu povo no restante da década e, aproveitando-se das dificuldades econômicas que espalhava mazelas por seu país, disseminando um comportamento racista que atingiria níveis extremos. O nazismo alemão criaria uma das maiores atrocidades da humanidade, os campos de concentração para extermínio de judeus, identificados como grande problema do mundo na visão de Hitler. Ao final da Segunda Guerra Mundial, mais de seis milhões de judeus foram mortos nesses locais, após sofrerem com trabalhos forçados, experiências médicas bizarras e com torturas variadas.
Embora a guerra seja um evento naturalmente composto pelo fator violência, existe um limiar, ou deveria haver, entre as condutas toleráveis e as que não são aceitas. A Segunda Guerra Mundial é um exemplo claro de rompimento de todos esses limites, exemplo de desrespeito à vida humana e exemplo das consequências de fanatismos racistas. Com a derrota alemã no conflito, foram reveladas ao mundo as atrocidades promovidas pelo exército alemão. Assim, logo após o fim da guerra, os nazistas foram levados a julgamento para responder pelos crimes cometidos contra a humanidade. No entanto, Adolf Hitler preferiu a morte do enfrentar as consequências da derrota, interrompendo sua própria vida.

*HUMANIZAÇÃO DAS IDEIAS PENAIS - SAIBA MAIS AQUI
O Julgamento de Nuremberg foi estabelecido pelo Tribunal Militar Internacional na cidade alemã com o mesmo nome para julgar, inicialmente, os 24 principais criminosos da Segunda Guerra Mundial. Naturalmente, Adolf Hitler estaria entre eles, caso não houvesse cometido suicídio. Outros nomes emblemáticos do terror nazista, como Himmler e Goebbels, também já estavam mortos. Mas o julgamento começou no dia 20 de novembro de 1945 contando com importantes personagens da promoção do genocídio judeu, como o líder do Partido Nazista Hermann Göring. 

O tribunal ouviu mais de 240 depoimentos até o dia primeiro de outubro de 1946. O procedimento do julgamento foi todo previamente acordado entre as potências vencedoras da guerra, Estados Unidos, União Soviética, Grã Bretanha e França. O estatuto do tribunal foi assinado em Londres no mês de agosto de 1945, oferecendo oportunidade para a plena defesa dos acusados.
Foram decretadas 12 condenações à morte, três prisões perpétuas e 17 condenações até 20 anos de cadeia. Hermann Göring, por exemplo, foi condenado à morte por enforcamento, mas cometeu suicídio do mesmo modo que Hitler, ingerindo cianeto na véspera da execução. Já os três absolvidos foram Franz von PapenHans Fritzsche eHjalmar Schacht. O primeiro foi um opositor dos nazistas antes que estes chegassem ao poder, mas um grande aliado após sua ascensão. O segundo era ajudante de Goebbels no Ministério da Propaganda. E o terceiro foi um banqueiro alemão responsável pela recuperação econômica da Alemanha na década de 1930. Participou da formulação de um atentado a Hitler junto com a resistência alemã e foi enviado também aos campos de concentração, de onde só saiu com o fim da guerra.

*ANTI-MANUAL DE CRIMINOLOGIA
As sentenças do Julgamento de Nuremberg foram executadas no presídio da cidade, onde foi montado um cadafalso para execução das penas de morte. Dez das sentenças de morte foram executadas na manhã do dia 16 de outubro de 1946, já que os outros dois condenados cometeram suicídio.

*É UM APAIXONADO POR DIREITOS HUMANOS?  CLIQUE AQUI
*VADEMECUM -  DOS REMÉDIOS JURÍDICOS
"Lo único que se necesita para que el mal triunfe es que los hombres buenos no hagan nada" (Edmund Burke 1729 - 1797)
Fonteshttp://www.infoescola.com/historia/julgamento-de-nuremberg/ by FERRO, Ana Luiza Almeida. O Tribunal de Nuremberg - Dos precedentes à confirmação de seus princípios. Mandamentos, 2002
Autoria/Comentários: Elane F. De Souza OAB-CE 27.340-B
Foto/Créditos: juizakaren.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *