Escrevendo DIREITO! Dicas importantes da língua portuguesa

Mesmo não cheguando perto da sapiência de nomes como Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Autor do Dicionário Aurélio), Antônio Houaiss (do Dicionário Houaiss), Machado de Assis, Rui Barbosa, Euclides da Cunha, Fernando Pessoa e tantos outros nomes consagrados pela “língua Portuguesa” procuro sempre pesquisar e fazer a correção antes de finalizar um artigo, texto, peça ou redação.  

Felizmente, hoje, estamos super bem “amparados” (na Era da Informação); agora, imagine se vivêssemos na época de Luiz de Camões, Padre Antônio Vieira e até na de Rui Barbosa que é de um passado próximo – mas que ainda não existia internet, muito menos o dicionário online do Antônio Houaiss, ou o VOLP (este, da Academia Brasileira, com cerca de 381.000 verbetes) que pudesse nos socorrer todo momento?

Seria o caos para a maioria de nós - não é verdade?

Seguramente que escrever hoje é bem mais fácil que há 30 anos. 

Imagine que eu, um dia, tive o “privilégio” de aprender datilografia (coisa que parece século passado - e, É)!
Penso que o trabalho de uma secretária datilógrafa (hoje), teria que ser considerado insalubre.  A Lei deveria ampará-la com o direito de trabalhar apenas 20 horas semanais e incluí-la no rol dos que se aposentam com menos tempo de serviço (aposentadoria especial).

*O CENTRO DO CONCURSEIRO TE AJUDA A PASSAR - QUER SABER MAIS AQUI - sem compromisso!
- Eita “trabalhinho” duro era àquele de apertar teclas; certamente, em 10 anos de labôr a pessoa já estaria com “L. E. R” em último grau!
Agora pense que você é um escritor ou Advogado, vive em 1970, tem que escrever sem apoio da internet e “digita” (digo, datilografa) em uma máquina dura, pesada e relativamente lenta em se comparando com o moderno leptop ou notebook do ano de 2015 que possui. - pois é, vida dura, difícil, não é mesmo?  

É por isso que devemos “tirar o chapéu” para os poetas e escritores que citei no início.
Hoje, com tanta facilidade e “motores de correção”, ainda cometemos erros, considerados grosseiros, de gramática e concordância, imagine se vivêssemos na “Era da Pena ou Datilografia”?  

Antônio Houaiss e Rui Barbosa não conseguiriam, sequer, “passar os olhos” num texto nosso (vergonha total)!
Para ajudar passarei a transcrever alguns exemplos de escrita proibida nas redações para concurso, vestibular, exame da ordem, peça prática ou qualquer outro texto que venha ser avaliado – na verdade, há que se escrever corretamente de forma diária, só assim nos sentiremos confortáveis quando formos redigir algo que será avaliado.
(MIM) “Para mim escolher, necessito de tempo”, o certo seria: “Para eu escolher…”, PARA MIM só funcionará quando for objeto direto, ex.: “Traga esta colher para mim”!
(ENTRE MIM E TI ou ENTRE MIM E VOCÊ), nada de sair por aí falando “entre eu e você”!
(VERBO HAVER) Em sentido de tempo decorrido não se necessita acrescentar “atrás” a nenhuma frase. Exemplo do que não deve ser feito: “Há muito tempo atrás, comprei um fusca”; o certo seria: “Há muito tempo, comprei um fusca”!
(VERBO HAVER e VERBO FAZER TEM O MESMO RACIOCÍNIO), É impessoal e portanto fica no singular: Ex.: “houve muitas passeatas”, “Havia pessoas por todo lado”, “Há tempos que não te via”; “Faz cem anos…” e NÃO“Fazem cem anos…”;
(AONDE NO LUGAR DE ONDE). Exemplo de erro: “Aonde você mora”, “Aonde fica sua casa”?, pois AONDE dá ideia de movimento e só deve ser utilizado desta forma: “Aonde iremos agora”; já ONDE fica bem e é correto quando aplicado assim: “Onde você mora”;
(NÃO REPETIR MUITAS PALAVRAS E IDEIAS - pleonasmo);
(ATRAVÉS e POR MEIO) Ex.: do uso correto de através: “Vejo uma bela mulher através da fresta na janela”, ou “Através de uma lente de aumento te vejo como eres”,o sentido aqui visualizado dá ideia de ATRAVESSAR, se for outra use POR MEIO, que, só assim ficará correto. Ex.: “É por meio desta carta que saberás quem sou”; “Fulano de tal vem por meio desta….”. (é aqui que muitos Advogados pecam na escrita da língua);
(IDEIAS) Hoje, após o Acordo Ortográfico (que, finalmente, passará a vigorar em 2016) nossas IDEIAS deixaram de ter aquela “lâmpadazinha” que tinha antes - tornou-se meio sem graça com a retirada do acento agudo no É;
(DESSE, DESTE e ESSE e ESTE, questão aqui é referencial de espaço e tempo): Já se referiu a algo em parágrafos anteriores, até mesmo no parágrafo em que está, todavia já foi falado, escreva (ESSE), por outro lado se ainda vai se referir escreva (ESTE); no mesmo sentido se utilize do (DESSE e DESTE), veja abaixo exemplos:

*quer aprender a escrever corretamente e passar em vestibulares ou concurso - SAIBA MAIS -  AQUI!
Exemplos DESTE:
· Venha aqui e coloque tudo dentro deste recipiente.
· Eu ainda estou falando sobre isso, porque eu ainda não me cansei deste assunto.
Desse é usado quando o que está a ser demonstrado é relativo, pertencente ou está espacialmente próximo da pessoa a quem se fala, longe da pessoa que fala. Também é usado quando o que foi referido está num tempo passado em relação à pessoa que fala, ou seja, que já foi mencionado no discurso.
Exemplos DESSE:
· Por favor, quanto custa o aluguel desse escritório?
· Antes de se ir embora, coloque tudo dentro desse recipiente que está perto de você.
· Ontem falei muito sobre isso com você, mas já estou cansada desse assunto!
· No mês passado? Em que dia desse mês?
Para encerrar, deixando o texto mais leve, postaremos a foto do trecho de uma Petição que nunca deverá ser repetido. 

Primeiro porque explicações não são dadas via inicial e segundo porque culpar os outros de morosidade e incompetência é no mínimo falta de ética, ainda mais quando essa pessoa, na época dos fatos, era apenas a estagiária!
O bom Advogado escreve DIREITO o mnimo para quem fez DIREITO
É por isso que muitos dizem, a brincar ou não, que “a culpa é sempre do estagiário”!

Foto/Créditos: Advogadojunior. Wordspress


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário ou envie uma pergunta

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *