12 de junho de 2015

Propaganda de "O Boticário" gera reação homofóbica na web

(Atualizada em 02.06 às 10h:17, vide final)
Até onde pode chegar o preconceito das pessoas! Uma publicidade da marca "O Boticário" está sendo alvo de muitas críticas e possíveis boicotes.
Campanha para o Dia dos Namorados gera reação homofóbica.
Propaganda de O Boticrio gera reao homofbica na web

Veja a notícia do Terra: (01 de junho de 2015 às 21h:30)

Propaganda da empresa de cosméticos "O Boticário" em que várias pessoas - incluindo casais homoafetivos - aparecem presenteando seus respectivos amados foi alvo de críticas homofóbicas nas redes sociais e pedido de boicote à empresa. Houve até quem escrevesse no site de reclamações ReclameAqui pedindo a retirada da campanha publicitária do ar. Em nota, a companhia afirmou que incentiva "as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual." Até a cantora Daniela Mercury se manifestou.

Alguns comentários no portal do ReclameAqui:

"Também não concordo com a propaganda do dia dos namorados, querem nos fazer engolir guela abaixo esse tipo de comportamento sexual, sou a favor da família". (Campinas - SP Segunda-feira, 01 de Junho de 2015 - 22:27)
Não me sinto confortável em ver o Casal HETEROSSEXUAL em cenas de afeto no comecial veiculada na TV aberta. Por favor revejam isso... Não sou Heterofobico, mas se continuar assim acho que podem acabr influenciando muito. Faço minha a mesma reclamação dos colegas de Carapicuíba.. Favor rever isso. (Divinópolis - MG Segunda-feira, 01 de Junho de 2015 - 22:12). - esse comentário, nem vale a pena "comentar", sem noção nenhuma do que está falando! (Casal Heterossexual?)
Óla, sou consumidora dos produtos O Boticário e gostaria postar aqui minha insatisfação com a nova propaganda onde casais homossexuais se presenteiam comemorando o dia dos namorados. Vi a postagem de outra leitora e gostaria de dizer que concordo com ela e a apoio. Vocês até podem apoiar o movimento LGBT mas eu dúvido que apoiam dentro de suas famílias com seus próprios filhos. Com certeza essa é uma jogada de marketing para arrecadar mais. E quanto aos que gostam da mesma fruta nada contra só não acho certo ou bom pra mim e para a minha família.(Vila Velha - ES Segunda-feira, 01 de Junho de 2015 - 21:55).
Desrespeito com a instituição família, propaganda apelativa, nunca mais compro nada nesta empresa.. (São Paulo - SP Segunda-feira, 01 de Junho de 2015 - 21:27)
São essas algumas das reações que tiveram clientes da marca. Reações preconceituosas, homofóbicas, discriminatórias, dignas de serem repudiadas pela própria marca e por toda uma sociedade.
(Atualizada em 02.06 às 10h:17)
A campanha não agradou muitos clientes, que promoveram um boicote à marca. No Youtube, como forma de protesto, as pessoas estão clicando na opção “dislike” para o comercial. Até o início da tarde desta segunda-feira (1º/6), quase 60 mil pessoas haviam curtido o vídeo no site, contra 120 mil que haviam reprovado.
O Boticário resolveu responder os insatisfeitos com um posicionamento firme, enfatizando o propósito da campanha: “abordar a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor”. Confira a resposta da empresa na íntegra:
O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 25 de maio, é abordar com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor. Independente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.
Comentários: Elane F. De Souza OAB-CE 27.340-B


Postar um comentário